Quem somos

Somos a Primeira Igreja Batista de Mundo Novo, desde o dia 25 de julho de 1992, ano de mudança de congregação para igreja, estamos pregando o evangelho de Jesus.
Quem somos como Batistas


Somos um povo que vem de longe, com muitos nomes, de muitas perseguições, de muitas lutas, mas construindo uma bela história de fé, de doutrina e de princípios. Você os conhecerá nos conteúdos dos documentos que disponibilizamos neste Portal.


Somos o povo da Bíblia, a Palavra Infalível e Eterna de Deus. Cremos em Deus Pai, santo, justo, criador, e sustentador de todas as coisas. Cremos no Deus Filho Jesus Cristo, Salvador e Senhor de nossas vidas e almas e no Deus Espirito Santo, o Consolador que nos guia em tudo quanto Jesus ensinou.

Com o nome de Batista existimos desde 1612, quando Thomas Helwys de volta da Holanda, onde se refugiara da perseguição do Rei James I da Inglaterra, organizou com os que voltaram com ele, uma igreja em Spitalfields arredores de Londres.

Thomas Helwys, que era advogado e estudioso da Bíblia, ao escrever um livro intitulado " Uma Breve Declaração Sobre o Mistério da Iniquidade", foi preso e morreu na prisão, em 1615.

No referido livro, ele escreveu aquilo que é um dos mais caros princípios batistas, o principio da liberdade religiosa e de consciência :"... a religião do homem está entre Deus e ele: o rei não tem que responder por ela e nem pode o rei ser juiz entre Deus e o homem. Que haja, pois, heréticos, turcos ou judeus, ou outros mais, não cabe ao poder terreno puni-los de maneira nenhuma".

Nossas igrejas adotam a forma de governo Congregacional Democrático. São Igrejas autônomas e locais. Relacionam-se umas com as outras pela mesma fé e ordem, de forma cooperativa e por laços fraternais.

Crêem na conversão pessoal de cada crente a Jesus Cristo, no exercício de sua responsabilidade individual e que é aceito pela Igreja por batismo por imersão e mediante confissão da sua fé em Jesus Cristo como salvador pessoal. Portanto. Não aceitam e nem praticam o batismo infantil. Realizam seus objetivos comuns pela cooperação voluntária, na forma de associação de Igrejas ou de convenções, como é o caso da Convenção Batista Brasileira.
Doutrina
Doutrinariamente, os batistas possuem algumas particularidades:
  •  Crença no Batismo Adulto por imersão - assim como os anabaptistas eles creem que o batismo seja uma ordenança para as pessoas adultas (ordenança, para os batistas, é diferente de sacramento: deve ser obedecida, mas é apenas ato simbólico e não obrigatório para salvação), que deve ser respeitada a menos que o indivíduo não tenha oportunidade de ser batizado. A diferença em relação aos anabaptistas, é que os batistas praticam o batismo por imersão.
  •   Celebração das ordenanças do batismo e também da ceia memorial (não-sacramental), repetindo o gesto de Cristo e os apóstolos ("fazei isso em memória de mim") partilhando-se o pão e o vinho entre todos os membros da Congregação.
  •   Separação entre Igreja e Estado - antes mesmo do Iluminismo, já havia a consciência da separação entre Igreja e Estado entre os batistas.
  •   Liberdade de Consciência do Indivíduo - o crente deve escolher por sua própria consciência a servir a Deus, e não por pressão estatal ou de Igreja Estabelecida.
  • Autonomia das Igrejas locais - como os batistas originaram do Congregacionalismo, enfatizam a autonomia total das comunidades locais, que podem agrupar-se em convenções. A exceção são os Batistas Reformados, que se originaram do calvinismo Presbiterianismo e dos Batistas Episcopais, que surgiram de missões anglicanas no Zaire.

Em termos de organização, a maior parte das igrejas batistas operam no sistema de governo congregacional, isto é, cada igreja batista local possui autonomia administrativa, regida sob o regime de assembleias de caráter democrático. Entretanto, a grande maioria das igrejas batistas são associadas a "convenções", que são, na verdade, associações de igrejas batistas que procuram auxiliar umas às outras em diversos aspectos, como jurídico, financeiro e formacional (criação de novas igrejas). Essas associações não possuem qualquer poder interventor nas igrejas, pois uma das características da maioria dos batistas é a autonomia de cada igreja local.
Os batistas tradicionalmente evitaram o sistema hierárquico episcopalista como é encontrado naIgreja Católica Romana ou Igreja Anglicana, entre outras, como entre os metodistas. Todavia, existem variações entre grupos batistas, como a Igreja Episcopal Batista (de governo, obviamente, episcopal), presente em vários países da África e a Igreja Batista Reformada, de governo presbiterial.


Diretoria da Igreja (Exercício / 2012)


Presidente: Pr. Gildenor do Nascimento Araujo 
1º Vice-Presidente: Willian Alex Fentanes Mota Guimarães
2º Vice-Presidente: José Antonio de Queiroz Vilela

 Secretária: Cátia Santos da Silva
Vice-Secretária: Marileuza Sampaio Araujo

Tesoureira: Nilzânia Nascimento Moreira Guimarães
Vice-Tesoureiro: João Antonio Jesus Oliveira

Conselho Fiscal:
  • Emerson Santos Souza
  • Aurea Rios Lima
  • Myleide Jesus Guimarães
  • Senilson Sampaio da Silva
  • Daniela Lima da Silva Cardeal
Diretora da EBD - Escola Bíblica Dominical: Daniela Lima da Silva Cardeal
Vice-Diretora: Myleide de Jesus Guimarães

Secretário EBD: Jônatas Sampaio Araujo
Vice-Secretário: Kaio Santos Souza

Professores da EBD:

Classe das Crianças:
Professor: Daniela Lima da Silva Cardeal
Vice: Valquíria

Classe dos Adolescentes:
Professor: Marileuza Sampaio Araujo
Vice: Nilzânia Nascimento Moreira Guimarães

Classe dos Jovens e Adultos:
Professor: Pr. Gildenor do Nascimento Araujo
Vice: José Antonio de Cerqueira Vilela

Presidente dos Jovens: Tamires Guimarães Martins
Vice-Presidente: Antonio Oliveira Lima

Presidente da MCA: Terezinha Rodrigues dos Santos
Vice-Presidente: Elisângela Almeida Nascimento

Promotores de Missões:
  • Tamires Guimarães Martins
  • Cátia Santos da Silva
  • Maria Luiza Gonçalves de Souza 
Diretor da Congregação da Vila ACM: Nilzânia Nascimento Moreira Guimarães
Vice-Diretor: Aurea Rios Lima

Promotores de Eventos:
  • João Antonio Jesus Oliveira
  • Antonio Oliveira Lima
  • Nilzania Nascimento
  • Myleide Guimarães
  • Caroline Santos Souza
  • Marileuza Sampaio
  • Emerson Santos
  • Jônatas Sampaio
Diretores de Som:
  • João Antonio
  • Emerson Santos
  • Jonatas Sampaio
  • Kaio Santos
Zeladoria: Juçara dos Santos Mendes